quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sonia Gandhi

Significado do nome Sonia: A sábia, mulher ligada à ciência.
Acredito que o nome não lhe serviria melhor, esta mulher consta em 2010 e 2011 na lista de Mulheres mais Influentes do Mundo pela Forbes. Grande influência política na Índia, nora de Indira Gandhi - primeira a ocupar um cargo de chefe no governo indiano, que merece grande notação por seus feitos políticos em um país  ainda bastante patriarcal.
Nascida em 9 de dezembro de 1946, na Lusiana, província de Vicenza - Itália, é viúva do filho de Indira, Rajiv Gandhi e Presidente do Partido do Congresso (a mais antiga das organizações políticas na Índia, partido que deteve o poder na maior parte dos governos pós-independência). Casou-se com Rajiv em 1968. Em 2004, após a morte do marido (1991) venceu as eleições indianas, porém preferiu não assumir o cargo de primeira-ministra (cargo já ocupado pela sogra e pelo marido) devido às críticas principalmente sobre sua naturalidade, mas também devido aos anteriores acontecimentos trágicos em sua família e sua posição de mãe.
Ela sempre se dedicou à política por amor ao marido, e mesmo não assumindo o cargo trouxe de volta à Índia valores já esquecidos como a Democracia. Esse post é muito pouco para falar de Sonia, uma verdadeira guerreira italiana nacionalizada indiana em 1968, pouco se fala de sua naturalidade pois esta se portou quase que a vida toda como uma mulher indiana, renunciou a toda sua cultura de origem e adotou a de sua família como sua.
"Fez-se indiana, não porque vista sari ou coma com as mãos, mas sim porque fez tudo o que têm de fazer as mulheres indianas na vida." (Javier Moro) E o que todas as mulheres indianas tem de fazer? Seguir a família do marido, a própria família, isso foi o que fez com que a italiana que odiava política se lançasse nessa como a indiana presidente do maior partido do país, para honrar sua família.
Quanto ao verdadeiro motivo de Sonia não ter aceito o cargo de Primeira Ministra, Javier diz:
"Nunca quis ser primeira-ministra. Quando falei com um familiar dela a pedir uma entrevista, disse-me que não valia a pena. Que Sonia não queria protagonismo. Que estava na política contra a sua própria natureza, só a pensar no destino da família do marido. É uma prisioneira do seu apelido. Prisioneira de um destino. Quando mataram Indira, Rajiv foi obrigado a aceitar o cargo de primeiro-ministro. E quando o comunicou a Sonia, esta começou a chorar. Disse para não fazer, que esse não era o pacto de vida que tinham feito quando se casaram e decidiram viver na Índia. Rajiv explicou-lhe que não havia escolha, que era preciso evitar um vazio de poder. Sonia avisa-o de que um dia também o matarão. O marido diz que o sabe, mas não pode dizer que não. O que é incrível é que esta mulher tenha mudado tanto em nome dos filhos. O que leva às costas não é a República de São Marino, é a Índia." 
A quem quer conhecer mais dessa linda história de conquista de uma país patriarcal e cheio de divisões por mulheres tão fortes e sábias, pode buscar o livro O Sari Vermelho de Javier Moro que conta a saga de Sonia, sua história de amor ao marido mesmo após sua morte.
Feliz Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis