segunda-feira, 7 de maio de 2012

A casa sobre a rocha /Mt 5:24/

Quando criança me cansei de ouvir essa parábola, a vantagem de se crescer em uma família católica, é que a cada três anos todas as leituras da missa dominical se repetem, ou seja, eu ouvi muitas vezes as mesmas leituras, a desvantagem é desconhecermos outras passagens bíblicas, e esse interesse na Palavra de Deus não nos ser despertado.
Hoje me deparei com essa parábola, não em minha leitura, mas em meus pensamentos, eu estava pensando em como é difícil quando nos decidimos pelo caminho de Deus, quantas adversidades enfrentamos, como o mundo se torna complicado de viver, então me veio "A casa construída sobre a rocha". Então eu pensei em quantas vezes eu construí verdadeiros edifícios sobre a areia, e estes se despedaçaram frente aos meus olhos em instantes: amizades, relacionamentos, planos,... Eu que os havia construído e decorado com tanto "sentimento", senti muito ao vê-los desmoronando.
Então me lembrei dessa "escultura" da foto. Ela foi trabalhosa, foram seis meses de trabalho, todas as segundas-feiras pela manhã eu ia pra escola pensando em como essa casa sairia daquela pedra que eu havia atravessado a cidade para adquirir, eu a escolhi a dedo, mas ela era bruta, sem forma, sem vida, mas eu sabia que seria a pedra perfeita, era a pedra que eu precisava. Então me lembro que eu cheguei na aula e minha professora com toda sua sabedoria, desenhou a casa que eu queria, sobre a pedra, e me disse agora você terá de "entrar" na pedra. Nas primeiras semanas, eu simplesmente batia, batia, e não via nada. Na verdade somente quando ela estava quase pronta é que começava a parecer o que eu queria, e mesmo assim as pessoas perguntavam: o que é isso? (rsrsrsrsrs)
Ao comparar, percebi que tudo o que contrui sobre a areia, foi fácil de ser construído, eu não desistia e nem pensava em desistir porque era fácil, um relacionamento sem Deus é fácil de se construir, um casamento em pecado é fácil de se construir, uma vida em pecado é fácil de viver. Mas nós só percebemos isso estando do outro lado.
Percebi, então que comecei a construir minha casa sobre a rocha, estou ainda nos primeiros passos, Deus me vê bruta, sem nenhuma marca do formão ou da grossa, nem lixada ou encerada, somente uma pedra bruta e sem forma, ele está trabalhando. E percebo que, assim como quando contrui minha pequena "escultura" eu tinha vontade de desistir, quebrar tudo, abandoná-la. E ainda agora, por algumas vezes eu ouço: "Deixe tudo como está!", "Você pode ser feliz assim, todo mundo é!", "Porque mudar? Porque sacrificar se você pode aproveitar tudo o que o mundo tem para você?".
Eu sei a resposta: Eu não quero o mundo! Eu quero o Espírito de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis