quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Denunciar...

Hoje ouvi na rádio uma propaganda sobre o trabalho infantil. E a chamada era: “Para acabar com o trabalho infantil, denuncie”. Afinal infância não é tempo de trabalhar e toda criança deveria estar estudando e brincando.


Recentemente, uma amiga postou no face uma situação muito comum. A vizinha gritava e o bebê chorava e ela sempre escutava algum barulho (a idéia é que a mãe estava agredindo o bebê de menos de um ano) e deixou o questionamento: O que eu faço?

A primeira resposta foi: Denuncie! Porém lendo outros comentários, percebi que essa postura não era unânime, um dos comentários era de uma mulher que havia passado pela mesma situação e ao invés de denunciar, foi lá e simplesmente abraçou a vizinha, em resposta a “mulher violenta” chorou, explicou o que vinha acontecendo e a partir dali se tornaram amigas, e as atitudes da vizinha melhoraram.

Quando ouvi o anuncio hoje na radio, fiquei pensando sobre o assunto e logo me lembrei do post. Afinal, de que adianta denunciar em um país como o Brasil? Penso que as pessoas denunciam pura e simplesmente para tirar o peso de suas costas.

Acho engraçado um povo que vendo um cachorro na rua, posta no face e comove a comunidade toda. Porém quando vê uma criança passa adiante, porque é comum, porque já estamos acostumados, “porque eu não sou mãe dela” O.o. Tenho visto tantas pessoas se movimentando pra arrecadar ração, tantas campanhas para adoção de cães, mas porque não temos as mesmas campanhas para adoção, visitas a abrigos, ajuda a comunidades que necessitam ou programas sociais?

Ok, Peter Singer me chamaria especista, mas atire a primeira pedra quem não é! Vamos lá!

Assumo minha posição enquanto especista, e concordo que também não faço muita coisa pra mudar essa sociedade. Não estou dizendo temos que acabar com as campanhas pelos direitos dos animais, até porque tem muito bicho mais humano que muitos homens que a gente conhece por aí.

Mas o que não entendo é como uma mulher surrar um cão pode gerar mais raiva e repercussão que um pai que estupra a própria filha. Acredito que em muitos casos a questão não é denunciar, repito: denunciar nos dá um senso de cidadania, de estarmos fazendo algo. No entanto eu acredito que na verdade, denunciar nos exime da culpa de não ter feito algo mais incisivo. Porque ao invés de denunciar, eu posso oferecer ajuda a essa família que coloca seus filhos para trabalhar, eu posso conversar com essa mãe que bate nos filhos, posso adotar uma criança se eu quero ter um filho e não me agrada a idéia de gestar e parir. E porque, denunciando, eu não posso ter certeza que essa criança terá uma vida melhor, ou oportunidades melhores. Porque confiamos nos abrigos de pessoas, mas não confiamos nos abrigos de cães? Porque nos sentimos mal por ver um cão para ser adotado e fechamos os olhos para tantas pessoas que também precisam de adoção (social, emocional, financeira)?

E muitas vezes o que as pessoas precisam não é que você as leve pra casa e alimente (se você pode fazer isso ótimo), mas um pouco de sensibilidade, deixamos de nos sensibilizar com o que acontece ao nosso lado. Não festejamos as vitorias das pessoas próximas, se um colega se dá bem no trabalho ficamos com raiva e com aquele sentimento de “porque não eu”. Não questionamos sobre como as pessoas estão. Trocamos o “Como vai” pelo “Tudo bem” induzindo a pessoa a responder tudo bem, não queremos iniciar uma conversa e realmente saber se está bem.

Tenho um vizinho que me pergunta “Como vai?” olhando nos olhos, questionando mesmo. Acho que o tempo de revermos nosso pensamento é sempre, mas já que as pessoas gostam do final de ano para olhar para trás e se arrepender de tudo que não fizeram, que tal olhar para frente e adquirir pequenos hábitos. Só por hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis