quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Então é Natal

Vou contar um segredo: Eu não ligo para o Natal! (#prontofalei)
Senta que lá vem história:
No jardim de infância minha professora contou para toda a classe que Papai Noel não existia, eu não lembro desse dia mas dizem por aí que eu achava normal meu pai desaparecer quando o Papai Noel aparecia e a particularidade do nosso Papai Noel ser cor de chocolate (minha mãe conta que cheguei em casa aos prantos). Desde que me lembro do Natal aqui em casa, meu pai se vestia de Papai Noel - e eu contava pras priminhas que era o Meu Pai.
Quando criança eu gostava do Natal, gostava de colocar o bebezinho na manjedoura, cantar e rezar em família, depois ir visitar a outra família, papai se vestir de Papai Noel e entregar os presentes, ganhar brinquedos e tal.
Com o tempo e especialmente depois que o meu avô de pai faleceu, isso foi se perdendo. Já não íamos ver a outra família, meus pais se separaram, minhas irmãs foram saindo de casa e com isso passamos a comemorar menos, cantar menos, e cada vez menos família reunida, seja pela distância, pelo medo de deixar suas casas vazias e chamar possíveis ladrões, enfim. Nos últimos anos já não tinha graça. Para piorar a minha visão do Natal, eu aprendi muito sobre o verdadeiro cristianismo e entendi que o Natal nada tem a ver com o nascimento de Cristo, assim como os símbolos usados remetem a rituais, deuses e símbolos pagãos de séculos atrás. Antes mesmo do nascimento de Jesus.
Isso me levou a ser um pouco radical e me excluir ano passado. Hoje tenho uma visão mais neutra. Sei que não é o nascimento de Jesus que estou comemorando e não vou usar essa data como muitas pessoas fazem: consumindo, distribuindo presentes e fingindo arrepender-se de tudo de errado que fez no ano. Mas entendo que é minha oportunidade de estar próxima da minha família. Passamos por um momento difícil que foi a perda do meu avô, e isso nos leva a refletir no quanto as pessoas significam para nós. Então, se minha avó é católica e vê sentido nessa data, é o momento de fechar um pouco os olhos e sorrir, por estar em família, por estar próximo de quem amo. Pois apesar das perdas sempre temos muito que comemorar.
Então esse ano será de disponibilidade e desligamento de radicalismos. Encontro e equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis