sexta-feira, 14 de maio de 2010

Loucura?

Hoje me deparei com uma cena típica de filme brasileiro: alguns civis juntamente com agentes do Denarc invadindo um conjunto residencial na Princesa Isabel. Mas o que me chocou não foi somente isso - ainda não me acostumei com homens andando com armas em punho pelas ruas, e isso considerando que frequentemente vou ao banco no momento em que o carro forte chega e os seguranças ou seja lá o que eles forem passam ao nosso lado com aqueles trambolhos enormes (isso me causa arrepios, odeiooo!) - mas enfim, me chocou também o modo como eles passaram pelas pessoas ao arrombar o portão, havia uma senhora de idade saindo do local, e essa não se incomodou, nem ao menos percebeu - aparentemente - o que estava acontencendo. As pessoas não se preocupam mais com esse tipo de coisa, não se afetam. Às vezes eu acho que vivo em uma bolha por ainda me assustar com estes fatos.
Não digo somente os policiais armados, mas todo o caos que acontece no mundo, e ninguém parece notar. As notícias não chocam, os desastres não sensibilizam. O ser humano está cada vez mais desumano.
E ainda me chamam de sensível por pensar assim, mas o caso não é esse. E sim até que ponto o estranho nos parece normal. Posso ser antiquada e alheia aos sentimentos do mundo, mas o que percebo é que as pessoas já se acostumaram tanto com as mesmas cenas que já não tem mais vontade de mudar, de se renovar.
Os jovens não saem mais às ruas, não querem mais mudar o mundo. Não há luta, não há busca de um ideal. Lembro-me do filme Olga e o indico a todos que ainda não viram. No fim do filme Olga pergunta a uma amiga se o mundo realmente quer ser mudado ao que a amiga responde que o povo brasileiro está tão atrelado à miséria e a fome que não vê mais nada.
Pois enquanto alguns ainda buscam um mundo melhor, o que eu estou buscando para o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis